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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

27
janeiro
2020
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Tecnologia x compras: a combinação está dando certo?

A tecnologia mudou nossas formas de comunicação e também de consumo. Vivemos em um mundo mais acelerado e está cada vez mais difícil acompanhar o fluxo de novidades que o mercado oferece. Por isso, as pessoas buscam por comodidade e agilidade para economizar tempo no dia a dia. Fazer compras online é uma das primeiras opções para quem quer agregar praticidade. Mais de 80% dos brasileiros com acesso à internet já se renderam ao e-commerce e têm consciência de que o uso da tecnologia pode influenciar positivamente todo o processo de compra.

De acordo com o levantamento feito pelo grupo Croma, 80% dos respondentes afirmam que consideram realizar comprar em lojas que usam tecnologia, 79% recomendam empreendimentos inovadores a amigos e família e 76% compram mais produtos e serviços de marcas que investem em tecnologia.

 

Tecnologia e dispositivos móveis

Além dos sites, os dispositivos móveis são relevantes no momento de compra. 40% dos marcas pretendem usar mais aplicativos em suas estratégias de proximidade com o consumidor; 32%, vídeos; 29%, autoatendimento; e 35%, leitor de código de barras. De acordo com o CEO do grupo, essas tecnologias já são uma realidade no Brasil. Os grandes varejistas como Via Varejo, Magazine Luiza, Pão de Açúcar e Carrefour têm promovido mudanças significativas e, o que é mais importante, em escala. Outra empresa que lançou mão da compra digital atualmente foi a loja de departamento  Zara. É possível acessar a vitrine virtual e comprar os produtos direto pelo site ou aplicativo.

 


Tecnologia adaptada ao negócio

É fundamental avaliar e entender se esta inovação é segura, viável e escalável tanto nacionalmente quanto regionalmente. Assim, o público-alvo da sua empresa deve fazer uso cotidiano dessa tecnologia. Além disso, segundo o levantamento, 51% das marcas pretendem usar realidade virtual; 46%, provadores virtuais; e 38%, inteligência artificial. Visualização de produtos em 3D e a realidade aumentada também surgem como soluções tecnológicas que teriam grande aderência, nos próximos anos, e 86% dos brasileiros pretendem pelo menos experimentar essas tecnologias. Jornadas de compra mais rápidas, sem obstáculos e prazerosas são diferenciais competitivos para o varejo. Tudo o que possa facilitar o processo, agilizar a compra e auxiliar sua fluidez será bem-vindo, bem como tecnologias que diminuam filas e facilitem o pagamento.

 

Produtos mais desejados pelos consumidores

O levantamento ainda apontou as cinco categorias de produtos que os consumidores mais desejam adquirir pela internet. Na liderança, aparece a categoria eletrônicos (computadores, smartphones e tablets), seguida por hardware e games (placa de vídeo, processador, console e jogos). Na sequência, surgem roupas e acessórios, viagens (passagem aérea, reserva de hotel etc) e, afinal, eletrodomésticos e utensílios domésticos.

 

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