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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

6
agosto
2018
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SEO: qual a importância para a minha empresa?

A técnica potencializa a audiência do seu website

 

Qual empresa não deseja alcançar o topo nas buscas do Google? Porém, estar presente no meio online não é mais suficiente. O Google lê o seu site de maneira diferente de como nós enxergamos. Existem mais de 200 fatores que o Google analisa para ranquear os resultados por relevância.

Por isso, é necessário investir em uma estratégia para otimizar os resultados e garantir que sua marca fique bem ranqueada.

Com uma boa classificação do Google, o seu site terá mais visitas orgânicas. As buscas orgânicas são aquelas que fazemos todos os dias, sem a necessidade de um anúncio para chamar a atenção.

O que é SEO?

A sigla significa Search Engine Optimization, traduzindo para o português, Otimização dos Mecanismos de Busca. O objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para páginas na web.

O SEO não pode ser ignorado na criação de sites ou blogs. Porém, a preocupação não deve ser exclusivamente com as técnicas utilizadas, e sim com a experiência dos usuários na sua página. Isso significa que eles devem visitar várias páginas de um mesmo site e permanecer nelas por um tempo determinado. Quanto mais pessoas gostarem do seu site, mais o Google gostará também.

De acordo com o imFORZA, 75% dos usuários nunca passam da primeira página de resultados de busca. Ou seja, você deve usar as ferramentas que têm à mão para que seu site alcance ou permaneça na primeira página do Google.

O SEO é baseado em três pilares

CONTEÚDO – material rico, sem cópias de outros sites, atualização constante e utilização de palavras-chave. Um conteúdo de qualidade é o fator-chave em qualquer boa estratégia de SEO. Segundo pesquisas do Marketing Sherpa, melhorias no conteúdo aumentam o tráfego do blog em até 2.000%.

TÉCNICA – agilidade no carregamento da página, programação bem feita, site responsivo.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO – tempo de navegação, número de acessos, páginas visitadas.

Etapas de um projeto de SEO

A pesquisa de palavras-chave é um dos pontos principais do SEO.

A pesquisa de palavras-chave é um dos pontos principais do SEO.

Análise da situação

Faz parte desta etapa diagnosticar quais ajustes e soluções técnicas podem ser feitas. Entender o que precisa ser melhorado, as necessidades, os objetivos, os recursos e as limitações é fundamental para estudar as estratégias de SEO.

Pesquisa

Pesquisar palavras-chave bem posicionadas; determinar a estrutura das landing pages; conhecer o público-alvo e identificar seus hábitos e costumes. É nesta fase que serão adotadas as estratégias definidas. O uso do Google Trends é essencial para definir qual palavra-chave tem mais relevância, assim como o Keyword Planner e outras ferramentas de palavras-chave, que podem delimitar qual caminho você deve tomar na construção do texto na busca de tráfego de qualidade para o site.

Implementação

O conteúdo da sua página está pronto para ser produzido de acordo com as técnicas de SEO.

Monitoramento

Com a página já no ar, vem a etapa de acompanhar os resultados. O Google Analytics ajuda a revelar o padrão de utilização dos usuários nas buscas orgânicas. Logo, é possível identificar quais palavras-chave foram buscadas para encontrar seu site e quais elevam o seu conteúdo.

O processo de utilizar SEO é contínuo e periódico. O Google atualiza sua forma de posicionar os sites, e assim, as técnicas de otimização precisam acompanhar a evolução.

Técnicas

Há diversas técnicas que farão o site ser mais responsivo e a melhorar sua posição no Google.

Conteúdo

Você já viu que um bom conteúdo faz parte dos pilares do SEO. Por isso, procure garantir que o tamanho do texto seja médio, de 700 a 2000 palavras. Não duplique conteúdo: quanto mais inédito ele for, melhor! Não esqueça das palavras-chave, elas têm papel de destaque! E, finalmente, textos muito simples, sem tema aprofundado, não convertem leitores.

Imagens

O “nome” da imagem que é carregada no site também faz parte da estratégia de SEO. O Google não reconhece imagens, por isso, o uso da palavra-chave que tenha a ver com o seu conteúdo é fundamental. Quando alguém buscar por uma determinada palavra-chave na aba de imagens do Google e ela estiver bem ranqueada no seu site, é ele que vai ser redirecionado.

O tamanho do arquivo também deve ser considerado. Imagens em alta qualidade, porém compactadas, ranqueiam melhor.

URL

Quando o usuário consegue identificar pela URL qual será o conteúdo abordado no texto, as chances de abrir o site são muito maiores. Mais uma vez, o uso da palavra-chave é de grande importância. Evite URL longas demais, pois a cópia e o compartilhamento de URLs mais curtas é mais fácil.

Links

Sem os links, é como se você não "saísse" do mesmo lugar".

Sem os links, é como se você não “saísse” do mesmo lugar”.

Linkar com sites externos, como blogs e portais de notícia parceiros podem trazer resultados positivos. É importante que este link seja de um site confiável e que também esteja bem posicionado, ou terá o efeito contrário do que você procura.

A criação de links internos também faz parte do SEO. Você pode fazer isso linkando os posts antigos nos novos conteúdos e vice-versa.

De acordo com a SEO Trends, esta estratégia é adotada por 69,3% das empresas brasileiras. As organizações que apostam no SEO e entendem que esta é uma ação contínua, de médio a longo prazo, obtém grandes resultados em tráfego qualificado com crescimento constante e sustentável.

 

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