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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

17
junho
2020
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Redes sociais: como escolher as melhores para o seu negócio

As redes sociais já fazem mais do que parte do nosso dia a dia. Seja para compartilhar informações, publicar fotos pessoais e conhecer pessoas novas, é difícil conhecer uma pessoa que não tenha uma conta em alguma delas, ainda mais no Brasil. Uma pesquisa divulgada pela ComScore  mostrou que o nosso país é líder no tempo gasto em redes sociais, com uma média 60% maior que a do resto do mundo. As ferramentas não são utilizadas apenas pelos usuários, mas também pelas empresas, como uma estratégia eficiente de marketing digital. 

Por que as empresas devem ter redes sociais? 

Você deve estar onde seus potenciais clientes estão. Por isso, é importante que você também esteja nas redes sociais. Mas não basta criar uma conta corporativa em cada rede, postar qualquer conteúdo e esperar resultados: é preciso fazer o gerenciamento estratégico. Segundo estudo realizado pelo Altimer Group e Wetpaint, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto as que não tiveram investimentos significativos caíram 6%, em média. Só esse fator demonstra o potencial das redes sociais, mas ainda existem outros.

 

Consolidar a marca

Você terá diversos recursos disponíveis, como texto, foto, áudio e vídeo, para desenvolver o conceito da marca e divulgar o propósito da sua empresa. Dessa forma, é possível consolidar a imagem corporativa e se conectar com os usuários, para a construção de uma relação de confiança.

 

Conhecer o público-alvo

As mídias sociais permitem maior interação do público. Por meio delas, é possível saber o conteúdo que mais gostam, as suas principais dúvidas e mensurar o sucesso das campanhas. As interações permitem que as empresas possam extrair informações valiosíssimas, que podem ser utilizadas para definir estratégias ou melhorar os serviços oferecidos.

 

Aumentar o tráfego

Você pode compartilhar conteúdos que direcionem ao seu website, blog ou loja virtual. Ao fazer com que mais pessoas acessem esses canais, consequentemente, você melhora o seu posicionamento orgânicos nos buscadores do Google e abre a possibilidade de mais clientes conhecerem a sua marca.

 

Quais as principais redes sociais?

Agora que você já conhece os benefícios de estar nas redes sociais, não deve achar que criar uma conta em cada uma delas resolverá tudo.  É preciso entender que cada rede social tem seus próprios recursos e possui públicos, funcionalidades e finalidades diferentes. Na hora de decidir, considere a concentração do seu público alvo e a repercussão que você espera receber.

 

Facebook

O Facebook é uma rede social que une as pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem. O primeiro passo para divulgar a sua empresa no Facebook é criar uma fanpage e desenvolver um conteúdo direcionado ao seu consumidor. Apesar de ser um canal de relacionamento, a plataforma tem investido cada vez mais em ferramentas de marketing.

 

Instagram

Trata-se de um aplicativo de publicação de fotos gratuito para celulares. Diversas empresas o utilizam como ferramenta de divulgação dos seus produtos. O Instagram dispõe de uma seção de informações e métricas que fornece informações sobre seus seguidores, quais são os posts com melhor desempenho e quais horários de maior acesso.

 

Twitter

É um microblog que permite a publicação de fotos, vídeos e textos. A rede social ficou conhecida por distribuir informações em 140 caracteres, mas, vendo a necessidade de ampliar as possibilidades de compartilhamento do conteúdo, aumentou para 280 caracteres. Essa ferramenta pode ser utilizada para divulgar notícias, fazer a divulgação dos seus produtos ou serviços, e, até mesmo, responder as dúvidas dos seus clientes.

 

Pinterest

O Pinterest é uma rede social lançada em 2010 que foca o compartilhamento de imagens. Diferentemente do  Twitter ou Instagram, por exemplo, no Pinterest o usuário não precisa ter milhares de seguidores para conseguir ter expressividade na rede. Para divulgar a marca, é possível criar um painel digital, que possibilita coletar e categorizar qualquer conteúdo que seja visualmente atraente, de fotos de paisagens a decoração.

 

Youtube

A plataforma foca em conteúdos em vídeo. Investir neste formato é uma boa oportunidade de mostrar o dia a dia da sua empresa, convidar funcionários a falar para aprofundar temas e esclarecer dúvidas que mostrem conhecimento sobre a sua área de atuação. Outra vantagem é que o Youtube é o segundo maior buscador da internet, atrás apenas do Google. Isso permite que você também possa otimizar os conteúdos para ter melhor posicionamento e visibilidade nas pesquisas.

 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social empresarial e possui diversas vantagens para as empresas, principalmente para as que adotam o B2B, cujo público consumidor são outras companhias. Embora existam perfis pessoais, feitos por profissionais, as empresas podem aproveitar a plataforma como uma forma de apresentação e divulgação de conteúdo mais aprofundados, apresentando pesquisas, cases de  sucesso e whitepapers. Também é possível ser um canal de recrutamento, já que oferece oportunidade de anunciar vagas e definir perfis com mais assertividade.

 

Tik Tok

A plataforma é simples de usar e permite que qualquer pessoa possa criar vídeos divertidos. O engajamento também tem índices mais altos do que em outras redes sociais: do dia para noite, o conteúdo pode se tornar viral! Mas, antes de criar uma conta, é necessário analisar o seu público-alvo. Cerca de 41% dos usuários da rede social possuem entre 16 e 24 anos. Se o perfil da sua marca é mais formal e sério, investir na plataforma pode não trazer os resultados que você deseja.

 

As redes sociais estão sempre atualizando e oferecendo novas ferramentas para favorecer seu negócio. A Visuality possui uma equipe especializada em social media para proporcionar os melhores resultados para sua empresa!

 

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