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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

14
agosto
2019
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Pinterest como ferramenta de marketing digital

Atualmente, com mais de 170 milhões de usuários ativos, o Pinterest é uma das redes sociais que vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo. Aproximadamente 96% desses usuários usam a rede para procurar produtos na plataforma, 87% já compraram algo que viram nela e 75% dizem que o Pinterest é excelente para conhecer novas empresas, produtos e serviços. O que a torna uma excelente ferramenta de marketing digital que se usada de forma estratégica pode gerar ótimos resultados para o seu negócios.

 

O que é o Pinterest?

Lançado em 2010, o Pinterest é uma rede social focada no compartilhamento de imagens, diferente das outras redes sociais como, Twitter ou Instagram, no Pinterest não é necessário ter milhares de seguidores para poder divulgar sua marca. Nela, os usuários podem criar um painel digital, para coletar e categorizar qualquer conteúdo que seja visualmente atraente, desde fotos de paisagens, roupas, receitas, decoração e por aí vai.

 

Por que usar o Pinterest para promover minha marca?

Muito mais do que apenas uma rede social, o Pinterest é uma poderosa ferramenta visual, focada na experiência do usuário. Ela é excelente para que você compartilhe com o seu público as características do seu produto ou serviço, assim como também ter a oportunidade de mostrar a cultura da sua empresa por meio de imagens.

Além disso, o mais interessante do Pinterest é que o seu público é muito engajado. As pessoas usam-o para planejar viagens, eventos, compras, encontrar inspirações, referências e etc. Isso faz com que o conteúdo colocado na rede social tem altas chances de viralizar.

Outro grande motivo para você estar no Pinterest é que a sua concorrência não está lá. E quanto menos competição, mais chances do seu conteúdo atingir o seu público, o que torna a rede social uma das principais fontes de tráfego para sua empresa.

pinterest

 

O algoritmo do Pinterest

É importante deixar ciente que o Pinterest não é apenas uma rede social, mas também uma poderosa ferramenta de busca e, assim como as outras redes sociais, ele também possui um algoritmo que funciona, principalmente, com base em palavras-chave para mostrar aos usuários conteúdos que sejam relevante para eles.

No Pinterest, é possível classificar seus posts – os “pins” – em pastas sobre qualquer assunto, qualquer assunto mesmo. Quando uma pessoa pesquisa, encontra um dos seus pins, ela pode salvá-lo em uma pasta pessoal e esse conteúdo irá ser exibido para os seguidores dele, ampliando o alcance do seu conteúdo.

O ideal é que se coloque descrições em cada pin e em cada pasta com base no conteúdo para que ele seja mostrado nas buscas, já que o algoritmo do Pinterest não consegue identificar o tema dos pins caso eles não tenham descrição.

 

Pinterest Analytics

Além de todas essas vantagens, o Pinterest também oferece ferramentas de análises totalmente gratuitas. Assim, você pode entender o que está dando certo e o que está dando errado no seu perfil. Entre as métricas que você pode analisar estão:

 

  • Pins do seu site que recebem mais clique;

  • Pins salvos no seu site

  • Pasta  que recebem mais visualizações do seu perfil;

  • Pins salvos do seu perfil;

  • Interesses do seu público;

  • Características do seu público.

 

Entendendo essas métricas, você pode melhorar sua estratégia de marketing digital e ajustá-la de acordo com os resultados obtidos. Dessa forma, é possível fidelizar seu público.

 

Quer saber mais sobre como utilizar as redes sociais para criar estratégias assertivas de marketing digital? Então fique de olho aqui no blog da Visuality ou entre em contato conosco!

 

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