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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

30
outubro
2018
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Pinterest como ferramenta de marketing digital

Atualmente, com mais de 170 milhões de usuários ativos, o Pinterest é uma das redes sociais que vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo. Aproximadamente 96% desses usuários usam a rede para procurar produtos na plataforma, 87% já compraram algo que viram nela e 75% dizem que o Pinterest é excelente para conhecer novas empresas, produtos e serviços. O que a torna uma excelente ferramenta de marketing digital que se usada de forma estratégica pode gerar ótimos resultados para o seu negócios.

 

O que é o Pinterest

Lançado em 2010, o Pinterest é uma rede social focada no compartilhamento de imagens, diferente das outras redes sociais como, Twitter ou Instagram, no Pinterest não é necessário ter milhares de seguidores para poder divulgar sua marca. Nela, os usuários podem criar um painel digital, para coletar e categorizar qualquer conteúdo que seja visualmente atraente, desde fotos de paisagens, roupas, receitas, decoração e por aí vai.

 

Por que usar o Pinterest para promover minha marca?

Muito mais do que apenas uma rede social, o Pinterest é uma poderosa ferramenta visual, focada na experiência do usuário. Ela é excelente para que você compartilhe com o seu público as características do seu produto ou serviço, assim como também ter a oportunidade de mostrar a cultura da sua empresa por meio de imagens.

Além disso, o mais interessante do Pinterest é que o seu público é muito engajado. As pessoas usam-o para planejar viagens, eventos, compras, encontrar inspirações, referências e etc. Isso faz com que o conteúdo colocado na rede social tem altas chances de viralizar.

Outro grande motivo para você estar no Pinterest é que a sua concorrência não está lá. E quanto menos competição, mais chances do seu conteúdo atingir o seu público, o que torna a rede social uma das principais fontes de tráfego para sua empresa.

pinterest

O algoritmo do Pinterest

É importante deixar ciente que o Pinterest não é apenas uma rede social, mas também uma poderosa ferramenta de busca e, assim como as outras redes sociais, ele também possui um algoritmo que funciona, principalmente, com base em palavras-chave para mostrar aos usuários conteúdos que sejam relevante para eles.

No Pinterest, é possível classificar seus posts – os “pins” – em pastas sobre qualquer assunto, qualquer assunto mesmo. Quando uma pessoa pesquisa, encontra um dos seus pins, ela pode salvá-lo em uma pasta pessoal e esse conteúdo irá ser exibido para os seguidores dele, ampliando o alcance do seu conteúdo.

O ideal é que se coloque descrições em cada pin e em cada pasta com base no conteúdo para que ele seja mostrado nas buscas, já que o algoritmo do Pinterest não consegue identificar o tema dos pins caso eles não tenham descrição.

Pinterest Analytics

Além de todas essas vantagens, o Pinterest também oferece ferramentas de análises totalmente gratuitas, o que pode te ajudar muito a entender o que está dando certo e o que está dando errado no seu perfil. Entre as métricas que você pode analisar estão:

 

  • Pins do seu site que recebem mais clique;

  • Pins salvos no seu site

  • Pasta  que recebem mais visualizações do seu perfil;

  • Pins salvos do seu perfil;

  • Interesses do seu público;

  • Características do seu público.

 

Entendendo essas métricas, você pode melhorar sua estratégia de marketing digital e ajustando-a de acordo com os resultados obtido e assim fidelizar seu público.

Quer saber mais sobre como utilizar as redes sociais para criar estratégias assertivas de marketing digital? Fique de olho aqui no blog da Visuality e nas nossas redes sociais ou entre em contato conosco.

 

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