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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

18
dezembro
2019
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Saiba o que são personas e como elas são importantes para o marketing digital

Quando você decide incluir o marketing digital nas estratégias para o seu negócio, inevitavelmente irá passar pelo termo personas. Mas você sabe o que elas significam?

Entender o seu público-alvo é fundamental para traçar o caminho e tomar decisões produtivas e efetivas. Onde a persona entra nisso? Ela é a representação fictícia do cliente ideal para o seu negócio, incluindo suas histórias, suas motivações, o que gostam de fazer e de consumir. Dessa forma, fica mais fácil criar conteúdo para o marketing digital.

Para montar uma persona, ou várias personas, você deve fazer as perguntas certas. Aí, basta utilizar essas informações de forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.

 

Quais perguntas responder?

 

  • Descreva um pequeno perfil – nome, idade, cidade em que mora, estado civil, família, profissão, classe social).

  • Qual a rotina de trabalho?

  • Quais são as principais responsabilidades?

  • Quais são os hobbies?

  • O que gosta de consumir?

  • Afinal, quais são as lojas e marcas que compra?

 

Qual a diferença entre personas e públicos-alvo?

O público-alvo é uma representação abrangente de quem consome seus produtos ou serviços. Por isso, no momento de montá-lo, são envolvidas questões demográficas, socioeconômicas e comportamentais que definem as ações do seu negócio.  Já a persona, como dito anteriormente, é a maneira personalizada e humanizada de simbolizar o consumidor. Dessa forma, a maneira correta de fazê-la é descrever com detalhes o comprador ideal.

 

Veja na prática como funciona:

Público-alvo: Mulheres, entre 40 e 50 anos, classe A e possuem um trabalho estável.

Persona: Maria Helena, 45 anos, mora no bairro Batel em Curitiba. É casada, arquiteta e gosta de sair para jantar em restaurantes sofisticados com a família e amigas. Adora planejar as férias e sempre pensa em algum destino diferente por ano.

Enquanto um público-alvo não fornece informações, dados e insights suficientes para uma boa estratégia de marketing digital, a sua persona precisa ser tão real quanto uma pessoa de verdade.

 

Resumindo:


Público-alvo:

  • definição ampla;

  • não fala sobre hábitos;

  • não se refere a alguém específico;

  • pessoas que podem querer o seu produto.

     

Buyer persona:

  • definição específica;

  • detalhes sobre hábitos e trabalho;

  • personagem específico;

  • consumidor ideal.

 

Depois de definir as personas, você está preparado para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes: indica o conteúdo e escrita ideal, além de entender o usuário que consome a informação. Assim, o próximo passo é criar uma estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra dessas personas. 

 

Quer saber como aplicar as personas às suas estratégias? Então entre em contato com a nossa equipe!

 

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