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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

14
setembro
2018
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O que faz um social media? Entenda de uma vez por todas!

Passamos cada vez mais tempo na internet. Para se ter ideia, o brasileiro gasta, em média, nove horas por dia na web e mais de três horas só nas redes sociais. Falando em redes sociais, 62% da população possui um perfil em alguma delas: seja Facebook, Instagram, YouTube ou Twitter.

Com o surgimento das redes sociais, novas formas de comunicação entre as marcas e os consumidores vieram juntas. Mesmo com a maioria das empresas sabendo que é fundamental estar presente nas redes sociais, muitas ainda se sentem um pouco perdidas quanto ao que deve e o que não deve ser feito.

Por isso, surgiu uma nova profissão: a do social media.

O que é social media?

Muitas pessoas não entendem a função do social media. De acordo com um levantamento feito pelo Linkedin em 2016, essa era a profissão mais incompreendida no Brasil.

Resumindo em uma frase, social media é o marketing feito nas redes sociais.

Ok, mas o que um profissional dessa área faz?

Muito mais do que passar o dia logado nas redes sociais, o social media está envolvido no processo de planejamento de estratégias de marketing digital, mensuração e análise de dados.

As redes sociais são excelentes ferramentas para compartilhar conteúdo, mas elas não fazem isso sozinhas. Precisam de alguém para planejar, criar, postar, interagir, monitorar e analisar.

Mais do saber como usar as redes sociais, é preciso entender como ATUAR em cada uma. Pois, o que vale para o Facebook, por exemplo, nem sempre funciona no Instagram e vice-versa.

Geralmente, quem trabalha nesta área são jornalistas, publicitários ou profissionais do marketing. As atualizações nas redes sociais são constantes e rápidas. Por isso, o profissional precisa estar ligado nas novidades lançadas e sempre estar atualizado sobre as tendências.

O que faz um social media?

funções de um social media

Muitas pessoas não entendem a função do social media. De acordo com um levantamento feito pelo Linkedin em 2016, essa era a profissão mais incompreendida no Brasil.

Resumindo em uma frase, social media é o marketing feito nas redes sociais.

Ok, mas o que um profissional dessa área faz?

Muito mais do que passar o dia logado nas redes sociais, o social media está envolvido no processo de planejamento de estratégias de marketing digital, mensuração e análise de dados.

As redes sociais são excelentes ferramentas para compartilhar conteúdo, mas elas não fazem isso sozinhas. Precisam de alguém para planejar, criar, postar, interagir, monitorar e analisar.

Mais do saber como usar as redes sociais, é preciso entender como ATUAR em cada uma. Pois, o que vale para o Facebook, por exemplo, nem sempre funciona no Instagram e vice-versa.

Geralmente, quem trabalha nesta área são jornalistas, publicitários ou profissionais do marketing. As atualizações nas redes sociais são constantes e rápidas. Por isso, o profissional precisa estar ligado nas novidades lançadas e sempre estar atualizado sobre as tendências.

Marketing Digital

Uma estratégia de marketing digital não se baseia apenas em mensagens promocionais de um produto ou serviço, mas, principalmente, em criar e fortalecer laços com o público-alvo. Esse relacionamento deve ser honesto, de maneira próxima, dirigida e segmentada. Os meios utilizados para abrigar essa comunicação são online — sites, blogs, e-mails, e-books, webinars, etc.

As metas do marketing digital consistem em aumentar a rede de consumidores, criar autoridade para a marca, estar bem posicionado, fidelizar clientes e engajar colaboradores com o objetivo final de aumentar vendas.

As noções e fundamentos básicos do marketing são considerados no momento de traçar as estratégias. Porém, o produto não é mais o centro do processo estratégico, e sim, os desejos e necessidades dos consumidores. Pensando nisso, o meio digital é fundamental, pois as pessoas passam a ter um meio onde podem compartilhar suas opiniões e fazer avaliações.

O feedback do cliente é fundamental para a marca entender o que agrada e o que pode ser melhorado.

Marketing de Conteúdo

social media deve entender mais do que apenas de redes sociais

Que estar presente no meio online é essencial você já sabe. Mas e como atuar da maneira correta?

O desenvolvimento de um conteúdo relevante, engaja o seu público-alvo e promove autoridade para a sua marca. Consequentemente, gera mais negócios.

Há alguns anos as características do consumidor vêm mudando. Ele não é mais passivo, ou seja, não fica mais esperando o conteúdo “cair de paraquedas” em seu colo. Ele mesmo vai atrás do que está interessado.

Por isso, muitas vezes é mais efetivo você NÃO falar do seu produto.

Mas se eu não falar do meu produto, como eu vou vende-lo?

É aí que está a mágica do marketing de conteúdo! 71% das empresas brasileiras já adotam a técnica.

Você deve focar no que é útil para o seu público. O bom conteúdo não é focado em vender, mas em oferecer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.

Vantagens do marketing de conteúdo

Aumento do tráfego – Mantém o leitor na página do seu site por mais tempo.

Melhora o engajamento –  Com um bom conteúdo, o público sente mais vontade de interagir com o perfil, consequentemente, impulsiona a geração de leads.

Cria autoridade – Cada novo conteúdo é uma forma de ser visto e encontrado. Aumenta as chances de o cliente compartilhar o conteúdo, e assim, mais e mais pessoas terem acesso. Com o tempo, você será lembrado.

Diminui os custos – Nessa parte, você precisa analisar resultados. Pois, entendendo o que dá e o que não dá resultados para a sua marca, você pode investir os recursos naquilo que realmente gera frutos.

Consumidor preparado para a compra – Se você atualiza as informações sobre serviços e produtos, o cliente já sabe o que esperar. Quando ele demonstra interesse, é para comprar.

Fidelização – Após a primeira compra, tudo o que a marca precisa fazer é manter o cliente bem informado para que ele volte e indique para outras pessoas.

O marketing de conteúdo é normalmente feito com num objetivo. Dependendo do seu objetivo, você deve adaptar o seu discurso e, inclusive, o tipo de conteúdo que você pretende criar para o público-alvo e persona da sua marca.

Além disso, o social media deve entender sobre as técnicas de SEO, Inbound Marketing, Google Analytics, Google e Facebook Ads e relacionamento com o consumidor.

Você deve estar pensando: o social media faz TUDO isso? É interessante saber um pouquinho de cada estratégia, mas existe um profissional especializado em cada área de conhecimento.

O mercado de social media muda o tempo todo. Quando você menos espera, nasce uma nova plataforma que bomba nos primeiros meses, mas em pouco tempo as gigantes se movimentam e derrubam essa novidade que parecia muito promissora. Mas como fica a estratégia da marca que tinha acabado de entrar com tudo na nova plataforma e agora praticamente não consegue nenhum resultado? É por isso que a capacidade de adaptação e a atenção às mudanças é tão importante neste mercado.

 

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