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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

30
janeiro
2019
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Marketing de Influência: Qual a importância dos influenciadores para a sua estratégia de marketing

Desde que o mundo é mundo sempre fomos influenciados pelas ações e pessoas ao nosso redor. Seja por amigos, celebridades, políticos, enfim, pessoas que admiramos de alguma forma. Porém, se antes os “formadores de opinião”, que ditavam moda e tendências era composto apenas por um seleto grupo de artistas e jornalistas “escolhidos a dedo” pela grande mídia, hoje a realidade é bem diferente, com a popularização da internet e das redes sociais, pessoas aparentemente comum estão tomando esse “poder” para si.

 

O que é marketing de influência

Embora possa parecer que o marketing de influência seja uma novidade, ele já existe há bastante tempo. Atualmente ele acabou tornando-se bastante falado, por ter se tornado uma alternativa à publicidade tradicional, principalmente por ser mais assertiva e consequentemente ter um custo benefício melhor.

O marketing de influência é uma ferramenta poderosa, e faz com que as informações que as empresas querem passar cheguem ao público por meio de pessoas influentes na internet, os chamados influenciadores digitais. Ou seja, o marketing de influência baseia-se na autoridade e confiança, se o público acredita na opinião daquela pessoa, consequentemente ele é influenciado por ela.

 

O que são influenciadores digitais

Também chamados de influencers, creators ou criadores de conteúdo, os influenciadores digitais, são essas pessoas aparentemente comuns, que, por meio da internet tornaram-se capazes de formar um público fiel e engajado, seja ele grande, pequeno ou mesmo de um nicho especifico.  Influenciando-os a tomarem decisões, seja sobre estilo de vida ou consumo. Eles utilizam as redes sociais para se comunicar com o seu público, compartilhando experiências, tanto pessoais, quanto sobre produtos e serviços.

Existem influenciadores de diversos segmentos como: moda, beleza, games, empreendedorismo e entre outros.

Porém, engana-se quem acredita que influenciadores são só aquelas pessoas que possuem diversos seguidores em suas redes sociais, precisa-se entender que influencia é diferente de popularidade.

Para que uma pessoa seja considerada influenciador ela precisa criar uma mudança de pensamento ou comportamento em um grupo de pessoas. No marketing, um influenciador é alguém que ajuda as pessoas a comprar de você. Por isso, eles devem ter uma combinação de 3 fatores principais:

1 – Alcance;

2 – Credibilidade contextual;

3 – Capacidade de vendas.

Os influenciadores nas estratégias de Marketing

Atualmente, anunciar na televisão possui altos custos e pode ter um impacto muito baixo com o público, até porque grande parte das pessoas passa mais tempo online do que assistindo televisão, mais de 3 bilhões de pessoas usam as mídias sociais, o que representa 40% de toda a população social.

Um estudo realizado pela Sprout Social mostra que 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para tomada de decisões de compra. Além disso, de acordo com outro estudo realizado pela Bright Local, revela que 88% das pessoas confiam tanto em recomendações online quanto aquelas recebidas de amigos..

Por conta disso, cada vez mais empresas estão buscando os influenciadores em suas estratégias de marketing, seja para reconhecimento de marca, atrair novos clientes ou aumentar as vendas.

De acordo com a Bloomberg, 255 milhões de dólares são investidos em marketing de influência mensalmente. Segundo dados levantados pelo Customer Think, 47% das pessoas que fazem compras online usam bloqueadores de anúncio. Isso elimina praticamente metade do público que uma empresa consegue atingir através da propaganda online.

A principal vantagem de utilizar um influenciador digital em suas estratégias de marketing é o vínculo que ele têm com o seu público. É muito comum que um seguidor de um influencer o veja como uma espécie de “amigo” e por isso, provavelmente conseguirão se imaginar tendo o mesmo resultado.

Além disso, diferente das celebridades “comuns” que normalmente não possuem autoridade para falar de determinado assunto, os influenciadores muitas vezes produzem conteúdos relacionados à marca ou produto que eles foram contratados para fazer a famosa #publi. Afinal, quem melhor do que a Nathalia Arcuri, por exemplo, para falar sobre finanças e investimentos?

 

Como escolher o influenciador digital certo para minha empresa?

O primeiro passo na hora de escolher um influenciador digital é entender qual público você quer alcançar, para saber se o influencer conversa com essa personalidade.

Outro ponto é que não é porque o influenciador tem milhares de seguidores que necessariamente ele será a melhor escolha. Lembre-se que influência é diferente de audiência. O influenciador precisa ser relevante no segmento que você pretende atingir e produzir um conteúdo de qualidade,  pois dessa forma será mais fácil que sua campanha atinja os resultados que você deseja. Aliás, micro-influenciadores normalmente têm taxas de engajamento muito maiores que os macro-influenciadores.

 

Quer saber mais sobre Marketing de Influência e influenciadores digitais? Fica de olho aqui no blog da Visu e nas nossas redes sociais

 


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