Home » Marketing » Marketing de conteúdo: o que é e qual a sua importância

Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

21
setembro
2018
Sem comentários.

Marketing de conteúdo: o que é e qual a sua importância

Independentemente do segmento da sua empresa, investir em estratégias de marketing digital é fundamental para estar mais próximo do seu público.

 

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão tendo acesso à internet. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 64,7% da população brasileira está conectada.

A maior presença da internet na vida das pessoas mudou os hábitos de consumo. Porém, isso não significa que o usuário irá clicar em qualquer anúncio que aparece na tela. Quando falamos em marketing digital, nos referimos a estratégias que chamem a atenção das pessoas, mas que não comprometam a sua experiência – e é aí que entra o marketing de conteúdo.

Mas afinal, o que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo consiste na estratégia de produzir materiais relevantes ou que causem um impacto positivo, com objetivo de atrair, captar e fidelizar o seu público-alvo. Desenvolver conteúdo é mais do que falar sobre as vantagens e características do seu produto ou serviço: é entender as necessidades do seus clientes.

 

Formato e canal

Os formatos e os canais onde serão disponibilizados dependem do perfil do público. Blogs, vídeos, e-books e posts em redes sociais – o importante é que estejam alinhados às necessidades dos seus clientes e ao foco da sua marca. Isso porque, atualmente, o cliente não está interessado em conteúdos que claramente tem apenas o objetivo de vender, ele procura algo que ajude a resolver algum problema.

Entenda o seu público

marketing de conteúdo

Para que o marketing de conteúdo traga resultados para a sua empresa, antes de entender qual formato ou canal ideal, é preciso saber quem é o seu público. Só assim você consegue saber quais são as necessidades e direcionar a conversa, desde a linguagem utilizada até o valor acrescentado na vida dele.

 

Diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo

Como já falamos aqui no blog da Visuality, o Inbound Marketing é uma estratégia focada em atrair leads e converte-los em vendas. Dentro do seu planejamento são englobadas diversas estratégias, sendo uma delas o marketing de conteúdo.

A união entre o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo resulta na produção de conteúdo rico para atrair o público. Esse conteúdo é ofertado por meio de e-books, cursos, infográficos e etc, em troca de alguns dados pessoas.

Com esses dados, é preciso realizar um trabalho desde nutrição de lead (inbound). Educando esse público, através da disponibilização de mais conteúdos ricos (marketing de conteúdo) e assim aumentar as chances desses leads tornarem-se clientes.

 

E quais as vantagens de adotar o marketing de conteúdo como estratégia?

Aumentar a lista de leads: alinhado à técnicas de SEO, o marketing de conteúdo facilita com que o usuário encontre a sua marca. E o melhor: no momento em que ele está procurando aquele tema no Google.

Ganhar autoridade: ao produzir conteúdos relevantes que ajudem o seu público-alvo a resolver problemas, você acabará ganhando a confiança dele e, consequentemente, trará autoridade para a sua empresa. Uma vez que você ganha confiança do seu público, aumentam as chances dele virar seu cliente!

Diminui os custos de aquisição de clientes: trabalhar com estratégias de marketing de conteúdo pode custar até 62% a menos que as outras estratégias de marketing. Isso porque, quando sua empresa investe nessa estratégia, novos potenciais clientes acessarão seu site de forma orgânica.

Lealdade à marca: o marketing de conteúdo tem grande importância na hora de fidelizar os clientes. Como você estará produzindo conteúdo que os ajudam a resolver problemas, eles saberão que poderá contar com a sua marca em outros momentos.

Além disso, um bom conteúdo pode fazer com que seu público compartilhe seus posts nas redes sociais ou comente com outras pessoas, tornando a sua marca acaba referência no segmento.

Agora que você já conhece a importância do marketing de conteúdo, que tal adotar essa estratégia para a sua empresa? Aqui na Visuality contamos com um time de especialistas para ajudar a sua marca a ganhar visibilidade online. Entre em contato e saiba mais!

 

Visuality

Prefeito Ângelo F. Lopes, 1705.

agencia@visuality.com.br 

(41) 3209-9935


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!