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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

28
fevereiro
2020
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Lead telefônico: como ele pode potencializar suas vendas

Será que sua empresa está perdendo negócios por não investir em lead por telefone? É claro que atualmente você deve estar presente no meio digital, mas quando for válido, voltar aos princípios básicos e a captação de leads (pessoas que demonstram interesse real no seu produto ou serviço) telefônicos devem ser feitos. 

Se a sua empresa é nativa digital ou está migrando para o online, pode ser que você não queira dar o braço a torcer para as ligações. Porém, é uma questão matemática, onde os números é que falam mais alto e as evidências mostram que colocar em prática pode dar muito certo. 

 

Por que apostar no lead telefônico?

Por telefone suas taxas de conversão em vendas são sempre muito maiores do que suas taxas diretamente em seu site. Pelo telefone seu potencial cliente pode entender melhor sobre o seu serviço e fazer perguntas, enquanto você poderá oferecer serviços adicionais e, principalmente, transmitir confiança ao cliente. Resumindo: a comunicação será mais assertiva. Não esqueça de incluir os leads telefônicos no cálculo de ROI — Retorno sobre o Investimento para entender se eles estão dando lucro ou prejuízo. 

 

Quais as vantagens do lead telefônico?

1. Mais opções

Muitas pessoas não querem se tornar um lead tradicional de formulário e acabam simplesmente desconsiderando fazer negócio com sua empresa, se não há a opção de atendimento por telefone. É possível que exista uma grande parcela de clientes que atenda ao perfil necessário para comprar seu produto, mas ainda não tem a maturidade digital para fazer tudo online, sem assistência. Possibilitar o suporte ou venda por telefone já te possibilita uma nova gama de negócios.

 

2. Conversão de lead

O lead telefônico tende a ter uma taxa de conversão maior, pois o contato é imediato e o problema do cliente é resolvido rapidamente.

 

3. Disponibilidade

Sua equipe comercial consegue falar com o lead no momento em que ele pode e se dedicou para isso. Tempo hoje é algo escasso, e se o cliente o dedicou a sua empresa, esteja preparado para aproveitar isso. Dessa forma, um dos grandes problemas que é conseguir falar com os leads, já estará resolvido, contribuindo também com suas vendas

 

4. Custo

O custo por lead tende a ser menor quando você tem diversas opções para captar um lead, sem que o mesmo abandone seu site, sem ter feito qualquer ação que você esperava.

 

5. Equipe de qualificação

Se o cliente não está pronto para comprar, você pode ter uma equipe de qualificação, que capta os dados deste lead no telefone e o direciona para a etapa de nutrição correta, que foi detectada via telefone, ou seja, pelo menos é mais uma fonte de captação de oportunidades de negócio futura, se o lead não estiver no fundo do seu funil, como se espera no caso de leads telefônicos.

 

Gerenciar e nutrir lead online é um processo desgastante e pode trazer pouco resultado quando não é feito da maneira correta. Fazendo a gestão de leads telefônicos é possível conhecer de onde vêm os leads mais quentes, como convertê-los e, assim, definir estratégias para conversão. 

 

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