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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

15
abril
2020
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Inbound Marketing: entenda de uma vez por todas!

Diferentemente do modelo tradicional de marketing, o Inbound tem como característica conquistar os clientes que já demonstraram algum tipo de interesse em utilizar o seu serviço.

 

Atrair, converter, vender e encantar. É por meio desse processo que o Inbound Marketing atrai o público e o transforma em potencial cliente.  E assim, converter em vendas para o seu negócio. Além disso, podem se tornar promotores da marca, para atrair ainda mais consumidores.

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é um modelo que reúne estratégias para atrair clientes por meio de conteúdo online relevante. O modelo é baseado em três grandes pilares: SEO, Marketing de conteúdo e estratégia em redes sociais.

O público chega à sua marca porque é atraído pela mensagem que você transmite, seja em seu site, blog ou nas redes sociais. Conquistar o interesse das pessoas, estreita o relacionamento e promove o engajamento da sua marca.

Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração

 

Esse modelo reúne tudo o que é preciso para aumentar as suas vendas, uma vez que: alcança o público-alvo, estabelece um relacionamento mais próximo com os clientes, aumenta o poder de persuasão, encurta o ciclo de vendas, diminui os custos, aumenta o ticket médio e mensura os resultados em tempo real.

 

Origem do Inbound Marketing

Esta estratégia já é utilizada há alguns anos, mas ainda não haviam criado um conceito e um nome. De 1999, o livro Marketing de Permissão, de Seth Godin, apresenta indicações do Inbound. Ensina como transformar as interações com o cliente em um relacionamento a longo prazo, para converter em vendas.

Com o surgimento do marketing digital, a comunicação entre consumidor e empresa mudou. Antes, o público não tinha muito controle sobre o que consumia, mas no meio online pode escolher a plataforma, o conteúdo e o momento do dia para acessar.

 

Quais as vantagens do Inbound Marketing?

As estratégias de Inbound Marketing focam na solução que um determinado negócio possui para um problema de um possível cliente. E é fato que as pessoas querem, cada vez mais, um tipo de publicidade diferenciada, direcionada para ela.

O Inbound é imprescindível para um negócio. 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam isso. Os custos são 62% menores quando comparado com a publicidade tradicional, como anúncios em outdoor e ativações de marca.

A mensuração de resultados é feita em tempo real. Agir em cima de dados exatos e atualizados torna o processo de evolução da estratégia muito mais rápido, o que contribui para que as metas sejam alcançadas.

 

Quais as ferramentas?

A única forma de não obter sucesso com a metodologia Inbound é o mau planejamento ou uma execução de baixa qualidade. Por isso, antes de colocar uma ação em prática, é necessário planejar, pois traçar um plano estratégico é importante para alcançar um objetivo.

Para iniciar esta etapa, é essencial conhecer o mercado que você atua e como se posiciona nele. Com o seu plano já bem estruturado, chega o momento de lançar mão de ferramentas e técnicas para atrair um cliente. Existem diversas ferramentas de aquisição de clientes que normalmente são usadas.

 

SEO

O termo em inglês Search Engine Optimization significa otimizar o site, blog e páginas da web para que gerem mais visualizações, engajamentos e, em decorrência disso, aumentem o tráfego e a autoridade da sua marca.

Os três pilares que sustentam o SEO são: conteúdo — material rico e utilização de palavras-chave; programação — agilidade no carregamento da página e site responsivo; experiência do usuário — tempo de permanência no site, número de acessos e páginas visitadas.

Lojas virtuais que adotam uma estratégia de SEO conquistam 13 vezes mais visitantes e quase seis vezes mais clientes em comparação com os e-commerces não otimizados.

 

Marketing de conteúdo

Um conteúdo relevante e com linguagem específica para seu público-alvo é uma maneira de gerar valor e criar proximidade positiva da sua marca com os possíveis clientes. O conteúdo pode estar em blogs, redes sociais ou e-books, em formato de texto, fotos, vídeos ou infográficos. 92% das empresas que produzem conteúdo aumentam o número de clientes adquiridos por dia a partir de seus blogs. Além disso, 80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço ou produto em uma série de artigos do que em um anúncio publicitário.

E-mail marketing

ferramentas do inbound marketing

É uma das melhores formas de converter pessoas muito engajadas com a sua marca em clientes: 58,7% dos clientes já fizeram uma compra devido a um e-mail. Enviar e-mails recorrentes é uma maneira de promover os outros conteúdos feitos por você.

Redes sociais

O brasileiro passa em média 3 horas conectado nas redes sociais. Para entender a dimensão destas plataformas, 55% dos brasileiros confundem o Facebook com a internet em geral. Ou seja, quando quer buscar alguma informação, mais da metade da população procura no Facebook. O Instagram também é uma forte rede social usada pelas empresas. Mais de 800 milhões de contas estão ativas todos os meses, e destas, 80% seguem alguma marca.

as pessoas confundem Facebook com a Internet

Fonte: Quartz

Manter contato com seu público nas redes sociais é uma excelente forma de criar proximidade, informar e influenciar. Por meio delas, você consegue um feedback muito mais rápido do que pelos meios comuns.

Uma das possibilidades é a de fazer sugestões e tirar dúvidas em tempo real, agilizando ao máximo a comunicação. Esse tipo de técnica aumenta significativamente o número de acessos, que podem ser convertidos em clientes. 69,4% dos usuários descobrem marcas por meio das redes sociais.

Não há como negar os benefícios do marketing para a sua marca. Ele atrai leads qualificados para o seu negócio e facilita o trabalho de seu time de vendas, pois pode focar no que é sua função: fechar vendas. E todo o restante do processo, que é atrair clientes e prepará-los para receber as ofertas, é feito pelo setor de marketing.

 

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