Home » Marketing » Inbound Marketing: entenda de uma vez por todas!

Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

29
junho
2018
Sem comentários.

Inbound Marketing: entenda de uma vez por todas!

Diferentemente do modelo tradicional de marketing, o Inbound tem como característica conquistar os clientes que já demonstraram algum tipo de interesse em utilizar o seu serviço.

 

Atrair, converter, vender e encantar. É por meio desse processo que o Inbound Marketing atrai o público e o transforma em potencial cliente.  E assim, converter em vendas para o seu negócio. Além disso, podem se tornar promotores da marca, para atrair ainda mais consumidores.

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é um modelo que reúne estratégias para atrair clientes por meio de conteúdo online relevante. O modelo é baseado em três grandes pilares: SEO, Marketing de conteúdo e estratégia em redes sociais.

O público chega à sua marca porque é atraído pela mensagem que você transmite, seja em seu site, blog ou nas redes sociais. Conquistar o interesse das pessoas, estreita o relacionamento e promove o engajamento da sua marca.

Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração

 

Esse modelo reúne tudo o que é preciso para aumentar as suas vendas, uma vez que: alcança o público-alvo, estabelece um relacionamento mais próximo com os clientes, aumenta o poder de persuasão, encurta o ciclo de vendas, diminui os custos, aumenta o ticket médio e mensura os resultados em tempo real.

Origem do Inbound Marketing

Esta estratégia já é utilizada há alguns anos, mas ainda não haviam criado um conceito e um nome. De 1999, o livro Marketing de Permissão, de Seth Godin, apresenta indicações do Inbound. Ensina como transformar as interações com o cliente em um relacionamento a longo prazo, para converter em vendas.

Com o surgimento do marketing digital, a comunicação entre consumidor e empresa mudou. Antes, o público não tinha muito controle sobre o que consumia, mas no meio online pode escolher a plataforma, o conteúdo e o momento do dia para acessar.

Quais as vantagens?

As estratégias de Inbound Marketing focam na solução que um determinado negócio possui para um problema de um possível cliente. E é fato que as pessoas querem, cada vez mais, um tipo de publicidade diferenciada, direcionada para ela.

O Inbound é imprescindível para um negócio. 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam isso. Os custos são 62% menores quando comparado com a publicidade tradicional, como anúncios em outdoor e ativações de marca.

A mensuração de resultados é feita em tempo real. Agir em cima de dados exatos e atualizados torna o processo de evolução da estratégia muito mais rápido, o que contribui para que as metas sejam alcançadas.

Ferramentas

A única forma de não obter sucesso com a metodologia Inbound é o mau planejamento ou uma execução de baixa qualidade. Por isso, antes de colocar uma ação em prática, é necessário planejar, pois traçar um plano estratégico é importante para alcançar um objetivo.

Para iniciar esta etapa, é essencial conhecer o mercado que você atua e como se posiciona nele. Com o seu plano já bem estruturado, chega o momento de lançar mão de ferramentas e técnicas para atrair um cliente. Existem diversas ferramentas de aquisição de clientes que normalmente são usadas.

SEO

O termo em inglês Search Engine Optimization significa otimizar o site, blog e páginas da web para que gerem mais visualizações, engajamentos e, em decorrência disso, aumentem o tráfego e a autoridade da sua marca.

Os três pilares que sustentam o SEO são: conteúdo — material rico e utilização de palavras-chave; programação — agilidade no carregamento da página e site responsivo; experiência do usuário — tempo de permanência no site, número de acessos e páginas visitadas.

Lojas virtuais que adotam uma estratégia de SEO conquistam 13 vezes mais visitantes e quase seis vezes mais clientes em comparação com os e-commerces não otimizados.

Marketing de conteúdo

Um conteúdo relevante e com linguagem específica para seu público-alvo é uma maneira de gerar valor e criar proximidade positiva da sua marca com os possíveis clientes. O conteúdo pode estar em blogs, redes sociais ou e-books, em formato de texto, fotos, vídeos ou infográficos. 92% das empresas que produzem conteúdo aumentam o número de clientes adquiridos por dia a partir de seus blogs. Além disso, 80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço ou produto em uma série de artigos do que em um anúncio publicitário.

E-mail marketing

ferramentas do inbound marketing

É uma das melhores formas de converter pessoas muito engajadas com a sua marca em clientes: 58,7% dos clientes já fizeram uma compra devido a um e-mail. Enviar e-mails recorrentes é uma maneira de promover os outros conteúdos feitos por você.

Redes sociais

O brasileiro passa em média 3 horas conectado nas redes sociais. Para entender a dimensão destas plataformas, 55% dos brasileiros confundem o Facebook com a internet em geral. Ou seja, quando quer buscar alguma informação, mais da metade da população procura no Facebook. O Instagram também é uma forte rede social usada pelas empresas. Mais de 800 milhões de contas estão ativas todos os meses, e destas, 80% seguem alguma marca.

as pessoas confundem Facebook com a Internet

Fonte: Quartz

Manter contato com seu público nas redes sociais é uma excelente forma de criar proximidade, informar e influenciar. Por meio delas, você consegue um feedback muito mais rápido do que pelos meios comuns.

Uma das possibilidades é a de fazer sugestões e tirar dúvidas em tempo real, agilizando ao máximo a comunicação. Esse tipo de técnica aumenta significativamente o número de acessos, que podem ser convertidos em clientes. 69,4% dos usuários descobrem marcas por meio das redes sociais.

 

Não há como negar os benefícios do marketing para a sua marca. Ele atrai leads qualificados para o seu negócio e facilita o trabalho de seu time de vendas, pois pode focar no que é sua função: fechar vendas. E todo o restante do processo, que é atrair clientes e prepará-los para receber as ofertas, é feito pelo setor de marketing.

Gostou do nosso conteúdo? Já conhecia o termo Inbound Marketing? Deixe a sua opinião nos comentários!

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!