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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

17
outubro
2018
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Qual a importância do marketing digital na área da saúde?

Assim como em qualquer outro segmento, ter uma boa estratégia de marketing é extremamente importante para o sucesso do seu consultório médico. Porém, é preciso ter em mente que como estamos falando da área da saúde, o principal foco que as estratégias de marketing devem ter é a de aumentar a credibilidade do consultório, para que os novos pacientes sintam-se seguros e confiem no profissional.

 

O que é Marketing?

Antes de tudo é preciso entender o que é de fato marketing.

De acordo com Philip Kotler, um dos principais nomes da área, o marketing é definido como: “Um processo social e gerencial por meio do qual os indivíduos e os grupos obtêm aquilo de que precisam e também o que desejam em razão da criação e da troca de produtos/serviços de valor com outras pessoas”. Ele também diz que “marketing tem como função identificar necessidades e desejos não satisfeitos, definir e medir sua magnitude, determinar a que mercado-alvo a organização pode atender melhor, lançar produtos, serviços e programas apropriados para atender a esses mercados e pedir às pessoas da empresa que pensam e sirvam o cliente”

Basicamente, o marketing nada mais é do que o responsável por identificar as necessidades dos clientes e do público alvo e oferecer soluções para que eles sejam atraídos até o seu negócio.

 

E onde entra o marketing digital na área da saúde?

Se antes as pessoas procuravam por seus médicos em listas telefônicas ou livretos de planos de saúde, hoje elas fazem esse tipo de pesquisa no mesmo lugar onde elas pesquisam sobre qualquer outro tipo de coisa: no Google.

Porém, engana-se quem acredita que o paciente vai diretamente até o site do consultório, simplesmente para pegar os dados de contato e marcar uma consulta. Muito pelo contrário, ele irá atrás de informação de qualidade e principalmente confiável. E é nessa procura que está o primeiro passo para conquistar um cliente.

Ou seja, muito mais do que aumentar o número de consultas, na área da saúde, o marketing digital trabalha em construir a sua autoridade online.

 

Quais os benefícios que o marketing digital traz para o meu consultório?

Diferenciação no Mercado: Com a grande quantidade de clínicas e consultórios, como se destacar para que o público te escolha? Tendo estratégias de marketing assertivas, com um conteúdo relevante e inovador.

Cria um relacionamento: Diferente da maioria dos segmentos, quando as pessoas buscam serviços na área da saúde, na grande maioria das vezes um dos decisores é a emoção. O paciente irá preferir um serviço que se mostre mais humano, onde ele se sinta acolhido. Por isso, manter os canais de comunicação com seus pacientes abertos e ágeis, faz com que você esteja mais próximos deles, se mostrando acessível e preocupado tanto com os atuais, quanto potenciais.

Constrói fidelidade: Além de auxiliar na captação de novos pacientes, o marketing também é extremamente importante na fidelização dos pacientes já conquistados. Quando você está sempre entregando conteúdo relevante para o seu público e “alimentando” esse relacionamento, você será sempre a primeira opção na mente dele quando surgir uma necessidade.

Atinge novos públicos: Normalmente as clínicas e consultórios são focados em apenas um tipo de público e não consegue enxergar que há um público em potencial. Com a internet é muito mais fácil alcançar esses novos públicos.

Ganha autoridade: Independente do segmento, quando se tem autoridade na área os clientes ficam mais tranquilos em contratar o serviço daquele profissional. E uma estratégia de marketing bem estruturada e aliada a um bom conteúdo, presença ampla e atualização são fundamentais para que você desenvolva autoridade na sua área.

Incentiva o boca a boca: Ter uma presença online bem estrutura com um conteúdo de qualidade, auxilia quando seu paciente quer indicá-lo para seus amigos, familiares e conhecidos.

 

Como usar o marketing digital?

Estude seu público: Antes de ajudar o seu paciente a solucionar um problema, é preciso saber qual é esse problema e para que isso seja possível, você precisa conhecê-lo. Entender quem é o seu público-alvo, quais são seus hábitos e comportamentos é fundamental para que o conteúdo seja feito de forma assertiva e direcionados nas plataformas corretas para que ele chegue até o seu público.

Cuidado com o conteúdo: Quando falamos em produzir conteúdos relevantes que ajudem o seu possível paciente a solucionar um problema, além de ser relevante, ele precisa ressaltar a importância de se fazer uma consulta. Principalmente pelo fato de que muitas pessoas, erroneamente, se automedicam com base em informações que encontram online.
Também é importante saber que o Conselho Regional de Medicina estipula algumas determinações para publicidade médica e não respeitá-las pode causar infrações.

Linguagem mais acessível: Quando falamos em conteúdos sobre saúde, muitas pessoas tem em mente que irão encontrar uma linguagem mais técnica e difícil de compreensão, o que acaba criando um afastamento. Por isso a importância de se fazer entendível para o seu público. Procure ter uma linguagem mais simples, mas que seja relevante e de qualidade.

 

Quer saber mais sobre a importância de ter estratégias de marketing digital bem estruturadas para melhorar a presença online do seu negócio? Fique ligado aqui no blog da Visu e nas nossas redes sociais ou entre em contato conosco.

 

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