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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

20
agosto
2018
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IGTV: MAIS UMA FERRAMENTA PARA MARKETING DIGITAL

Garanta sua audiência no novo canal criado pelo Instagram

 

O número de usuários ativos no Instagram não para de crescer. Atualmente, o aplicativo alcançou a marca de 1 bilhão de contas. Para comemorar o crescimento, lançou o IGTV: app para a produção de vídeos mais longos.

Diferentemente do stories, que permite vídeos de até 15 segundos e dos postados no feed, com no máximo um minuto de duração, a proposta do IGVT é outra — conteúdos com 10 minutos (podendo ser de uma hora para os usuários mais populares) e com um formato mais profissional.

Como assim, mais profissional?

A criação do IGTV veio para competir com o YouTube, já que os youtubers (produtores de conteúdo) costumam ter um perfil no Instagram. Por isso, o aplicativo exige que os vídeos tenham alta qualidade de imagem, áudio e edição. A preocupação é tanta, que a plataforma criou um guia com sugestões de uso.

O manual explica que a plataforma espera que os conteúdos sejam criativos para aumentar a audiência e fortalecer a imagem dos produtores de conteúdo.

Como o app funciona?

Similar ao YouTube, no IGVT cada usuário tem sua conta e posta os vídeos produzidos. O Instagram quis permanecer com estilo dos vídeos exclusivamente verticais, ou seja, pensados exclusivamente para mobile. O diferencial, é que será possível carregar e postar o vídeo pelo desktop, adicionando legendas, foto de capa e compartilhar direto na página do Facebook.

Os vídeos, de até 3,6 GB e em formato MP4, rodam ininterruptamente e são separados em quatro categorias: vídeos que você segue, populares, relevantes e histórico de navegação.

Um truque válido, é assistir aos vídeos mais populares para se inspirar na hora de produzir o conteúdo. Dessa forma é fácil ver o que as pessoas mais buscam e desejam ver no canal.

De que forma minha empresa pode usar?

como usar o IGTV

como usar o IGTV

O app ainda está na fase de resistência por parte dos usuários, como a maioria das novidades. Porém, quanto mais ele cresce, mais pessoas vão se interessando em baixá-lo. Por isso, o ideal é que sua empresa comece o quanto antes a investir em conteúdos específicos para o IGTV. Quando o público for conquistado em definitivo pelo app, sua conta já terá vídeos disponíveis para visualização.

Assim como acontece com os posts do feed e os stories, as informações de interação e engajamento são de extrema importância, especialmente para grandes contas. É possível conferir a porcentagem média assistida pelos visualizadores e um gráfico de linhas de retenção de público.

Quais conteúdos produzir?                                                                                         

Como a plataforma prioriza vídeos de alta qualidade, é importante ter um tripé para dar estabilidade. Além disso, optar por locais com luz natural, evitando luzes artificiais. É fundamental que o áudio seja profissional. Se o usuário clica em um vídeo com som não audível, ele irá parar de assistir. O microfone de lapela é o ideal para estes casos.

Os conteúdos em vídeo são preferência dos consumidores. 79% deles preferem assistir a vídeos sobre um determinado assunto do que ler sobre ele.  Porém, é preciso entender o que o seu público gosta: vídeos mais longos, bem explicativos ou mais curtos, que vão direto ao ponto? Entrevistas? Tutoriais? Demonstração de um produto — tirando dúvidas, apontando características? Webinars? Analise o que a audiência mais assiste e vá fundo!

Inbound Marketing

Aplicar o inbound marketing no IGTV pode ser estratégico. O funil de vendas pode ser trabalhado na plataforma com o topo do funil: quando as pessoas descobrem que têm uma necessidade. Se a sua empresa é um espaço para locação de eventos, faça vídeos explorando o local, bastidores da organização de um casamento, por exemplo.

É possível acrescentar CTAs (Call To Actions) finalizando o vídeo chamando o público para comentar o que achou do conteúdo ou linkar outros conteúdos para o seguidor se aprofundar mais no assunto e divulgar algum tipo de produto (inserir link do site).

Sua marca tem tudo a ver com o IGTV? Quer começar a produzir conteúdo para um público conectado? A Visuality vai ter ajudar nessa! Entre em contato e conheça outras formas de crescer pelas redes sociais.

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