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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

26
agosto
2020
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Google Meu Negócio: saiba como a sua empresa deve usar

A ferramenta é fundamental para que seu negócio seja encontrado na Internet. Entenda como você pode usar o Google Meu Negócio a seu favor! 

 

Há uns anos, se perguntássemos como você encontra os serviços que precisa, provavelmente nos responderia “lista telefônica”. Hoje em dia, os antigos cadernos amarelos deram lugar ao Google, que mostra em suas pesquisas milhares de resultados em poucos segundos. 

Mas se um cliente pesquisasse sua empresa no buscador, encontraria as principais informações, como website, endereço ou perfis nas redes sociais? Se você tem um negócio, ter uma página não é garantia de ser encontrado na Internet. Para isso, é necessário estar presente no Google Meu Negócio

 

O que é o Google Meu Negócio?

A ferramenta gratuita lançada em 2014 permite que sua empresa seja encontrada no principal mecanismo de buscas, o Google, e em sua ferramenta de navegação, o Google Maps. Dessa forma, potenciais clientes podem acessar as suas principais informações e te encontrar com mais facilidade. 

Quando um negócio novo é cadastrado na plataforma, é preciso preencher os dados que aparecerão na ficha, nome dado ao perfil da empresa no Google Meu Negócio. Dentre as informações destacadas, estão: 

 

  • Nome comercial; 
  • Website;
  • Localização;
  • Número de telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Formas de pagamento;
  • Outras informações.

 

Além disso, é possível adicionar imagens do local. Esta opção também está aberta aos consumidores, que podem fazer comentários, avaliações e ainda utilizar os aplicativos de navegação para chegar até o seu estabelecimento. 

 

Como funciona o Google Meu Negócio?

Se você viaja à outra cidade e procura por restaurantes de comida italiana, por exemplo, como acha que o Google entrega os resultados à você? Nem sempre a ficha mais próxima ao seu local é a que aparecerá por primeiro nos resultados. Para encontrar as referências comerciais mais adequadas,  o algoritmo identifica diversos fatores, como: 

 

Relevância

O critério de relevância é relativo a cada usuário. Para gerar a resposta personalizada, o Google considera o histórico de pesquisa, a intenção de busca e  a localização do usuário. 

 

Distância

Se você está em um ponto da cidade, não faz sentido ter que se deslocar tanto para encontrar o que procura. Por isso, o algoritmo também utiliza seus dados de navegação para entregar resultados. 

 

Popularidade

Uma empresa com mais avaliações positivas certamente será uma escolha melhor do que aquela que não possui nenhuma avaliação. A popularidade é medida pelas notas e comentários deixados pelos usuários. Também considera a quantidade de cliques e tráfego na ficha. 

 

A partir destes critérios, o Google realiza um somatório para medir a sua reputação e o seu alcance. Se você estiver bem colocado, ele entende que o seu negócio será uma opção mais viável ao usuário. E isso pode ser visto na prática. De acordo com a empresa, quem mantém atividade frequente na ferramenta tem duas vezes mais chance de se tornar confiável ao consumidor. 

 

Quais são as vantagens do Google Meu Negócio?

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio e como ele funciona, está na hora de medir os benefícios. Ter uma ficha na plataforma aumenta em mais de 35% os cliques ao site da sua empresa e em 42% as solicitações de rotas de carro para ela no Google Maps. Mas ainda não está convencido? Separamos outras cinco vantagens:  

 

1. Aumentar a presença online

A ferramenta permite que potenciais clientes encontrem suas principais informações com facilidade. Ao pesquisar pelo seu negócio, eles poderão saber as avaliações, ler os comentários e acessar outros dados. Assim, você aparecerá na busca orgânica e terá a sua presença na Internet ampliada. 

 

2. Interagir com o seu público

Como já mostramos anteriormente, os usuários podem deixar comentários e avaliações sobre a sua empresa, importantes para que você entenda como eles a enxergam. Com a ferramenta, você também abre espaço para que eles entrem em contato, por meio de ligações, mensagens ou e-mails. 

 

3. Investir gratuitamente

A plataforma é gratuita e oferece uma grande vantagem: conquistar novos clientes, sem precisar investir mais dinheiro. Você pode aparecer na maior vitrine de empresas do mundo e mostrar seus diferenciais a partir da publicação de fotos, vídeos e ofertas. 

 

4. Acessar métricas e estatísticas

Pelo painel do Google Meu Negócio é possível ter acesso a informações importantes sobre o seu negócio. Os dados mostrados na plataforma permitem que você possa compreender o seu alcance e, assim, avaliar as estratégias adotadas. 

 

Informações disponíveis:

  • Como sua empresa é pesquisada pelos usuários; 
  • De quais lugares eles pesquisaram;
  • Como eles se comportam após acessar sua ficha;
  • Número de pessoas que ligaram, visitaram o site ou solicitaram a rota para chegar no estabelecimento.

5. Otimizar o SEO 

Por fim, mas não menos importante, a ferramenta ajuda você a ter uma posição nas buscas orgânicas. Mas, para isso, é importante preencher toda a ficha, atualizar os dados com frequência e interagir com os usuários. Você também pode utilizar suas redes sociais para estimular as avaliações. 

 

Gostou de saber mais sobre o Google Meu Negócio? Quer saber como usá-lo de forma integrada às suas estratégias de marketing digital? Então entre em contato com a nossa equipe! 

 

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