Home » Marketing » Entenda a importância de ter uma cultura organizacional sólida

Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

26
setembro
2018
Sem comentários.

Entenda a importância de ter uma cultura organizacional sólida

Por conta da alta competitividade do mercado, é muito importante que as empresas desenvolvam estratégias para se diferenciar dos seus concorrentes. Porém, para que essas estratégias funcionem, muito antes de planejá-las, deve-se definir qual será a identidade da empresa, desde qual “língua” ela falará, até seus objetivos a curto e longo prazos. É aí que entra a cultura organizacional.

 

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é um conjunto de normas que envolve os valores morais, éticos, crenças, a rotina e o comportamento de uma empresa. Ela é quem vai dar o direcionamento sobre as ações dos colaboradores, contribuindo para o crescimento da organização como um todo. Nada mais é do que a personalidade da organização, aquilo que a faz ser diferente das demais.

 

Os pilares da cultura organizacional

 Pode-se dizer que a construção da cultura organizacional é norteada pela definição de três pilares: missão, visão e valores.

Missão

O primeiro passo para uma empresa ter sucesso é a missão. Ela tem a ver com o produto ou serviço oferecido, a razão de existir e o porquê de ter sido criada. Outros aspectos, como o segmento e o público o qual pretende atingir, também são considerados.

Visão

Define o que a empresa projeta para seu futuro, quais seus objetivos a longo prazo e o setor no qual pretende ser referência. Quando a empresa atinge esse objetivo, a visão é substituída para uma nova etapa.

Valores

Definem os códigos de conduta adotados pela instituição. Consideram-se as crenças e os princípios que irão direcionar os comportamentos, atitudes e decisões de todos os colaboradores na busca dos seus objetivos.

 

Por que ter uma cultura organizacional bem definida?

Como já dissemos, ter uma cultura organizacional sólida é o primeiro passo para uma empresa seguir um planejamento estratégico, já que é ela quem vai definir os princípios que estabelecerão os objetivos da companhia.

Além disso, quando aplicada corretamente, a cultura organizacional ajuda na motivação dos colaboradores, auxiliando tanto no crescimento dos profissionais, quanto no crescimento da empresa em si, já que os funcionários estarão focados nos objetivos que a organização quer alcançar e tomarão as decisões com esse direcionamento.

 

Alinhamento entre todos os colaboradores

Que a cultura organizacional gera diversos benefícios e auxilia no crescimento isso é um fato. Porém, para que isso aconteça, ela precisa ser praticada por todos os seus colaboradores, independentemente do nível hierárquico em que eles estejam.

Dessa forma, todos saberão qual postura devem ter e estarão alinhados na mesma filosofia, evitando problemas de integração. Porém, muito mais do que apenas comunicar e promover a cultura organizacional aos colaboradores, é preciso fazer com que ela seja vivida por eles.

Outro fator importante, é que na hora da contratação de novos colaboradores, deve-se procurar pessoas que tenham valores e princípios semelhantes ao da empresa. Assim, uma relação mais sólida e duradoura será construída.

 

 

O que a comunicação tem a ver com a cultura organizacional?

Como já dissemos antes, todos os processos dentro da empresa precisam falar a “mesma língua”, e isso não é diferente quando se trata da comunicação e marketing. A comunicação que a empresa pretende ter, tanto com o público externo (cliente), quanto com público interno (colaborador), está intrinsecamente ligada à cultura organizacional.

Os planejamentos de marketing e de comunicação devem transmitir os princípios e valores estabelecidos na cultura organizacional. Quando seguem os objetivos da empresa, as ações podem gerar maior engajamento do público-alvo.

 

Quer saber mais sobre cultura organizacional e como aplica-la na sua empresa? Entre em contato!

 

 

Visuality

Prefeito Ângelo F. Lopes, 1705.

agencia@visuality.com.br 

(41) 3209-9935


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!