Home » Embalagem » Packaging design: conheça a importância para a sua empresa

Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

28
março
2018
Sem comentários.

Packaging design: conheça a importância para a sua empresa

Você está em uma das sessões do supermercado e de repente se vê diante de muitos produtos. Nota algumas marcas conhecidas e outras nem tanto. Após um tempo, faz a sua escolha entre uma delas. Mas o que pode ter contribuído para você tomar essa decisão? Pesquisas revelam que a embalagem é o fator que contribui no momento da compra.

De acordo com o Eye Tracking Study, o consumidor leva cerca de 15 segundos para realizar a sua escolha diante das gôndolas e nota menos de 40% dos produtos disponíveis. Outro estudo, feito pela Mead Westvaco, levantou que mais de 60% dos consumidores brasileiros experimentam produtos com um design atrativo no ponto de venda, mesmo sem conhecer a marca.

Na maioria dos casos, o ponto de venda é o primeiro contato do consumidor com a marca. Dessa forma, o impacto visual é de grande importância para despertar a sua atenção diante de tantos outros produtos similares. Uma pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias mostrou que, com o correto investimento em design de embalagens, 75% das empresas aumentaram as suas vendas.

Os dados não parecem tão surpreendentes quando compreendemos que, quando estão dispostos a comprar, os consumidores são motivados por quatro aspectos importantes que podem ser explorados no packaging design: praticidade, qualidade, conveniência e beleza das embalagens.

Outra preocupação dos consumidores é se a embalagem é eco-friendly, ou seja, tem baixo impacto ambiental, utilizando materiais recicláveis e com menor tempo de decomposição. De acordo com pesquisa realizada pela Tetra Park, 81% dos brasileiros afirmam que a presença do selo FSC® (Forest Stewardship Council) no produto é de extrema importância e indica que foi usada matéria-prima de fonte renovável.

O design de embalagem também tem a capacidade de criar vínculos emocionais: uma frase, uma cor e uma imagem podem criar identificação com a marca. Além disso, torna-se um importante diferencial diante dos concorrentes.


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!