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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

21
fevereiro
2020
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Packaging design: conheça a importância para a sua empresa

O packaging design é essencial na decisão de compra. Na matéria abaixo, explicamos o por quê!

 

Você está em uma das sessões do supermercado e de repente se vê diante de muitos produtos. Nota algumas marcas conhecidas e outras nem tanto. Após um tempo, faz a sua escolha entre uma delas. Mas o que pode ter contribuído para você tomar essa decisão? Pesquisas revelam que a embalagem é o fator que contribui no momento da compra.

 

O que é packaging design?

Packaging design pode ser traduzido como design de embalagem. No início, o princípio da embalagem era exclusivamente utilitário. Como vender os produtos, antes oferecidos em barris por comerciantes locais, de uma forma que priorize a sua conservação? No entanto, com o passar do tempo, foi necessário torná-lo atraente para aumentar as vendas e difundir a marca. Formatos diferenciados, tecnologias de impressão e técnicas de marketing começaram a serem utilizados para tornar os produtos mais atrativos aos consumidores.

 

Por que o packaging design é importante?

A embalagem transmite ao consumidor atributos como a praticidade, conveniência, segurança, conforto e usabilidade. Ela também tem a capacidade de criar vínculos emocionais: uma frase, uma cor e uma imagem podem criar identificação com a marca. Além disso, torna-se um importante diferencial diante dos concorrentes e ser o fator que te faz largar na frente.

De acordo com o Eye Tracking Study, o consumidor leva cerca de 15 segundos para realizar a sua escolha diante das gôndolas e nota menos de 40% dos produtos disponíveis. Outro estudo, feito pela Mead Westvaco, levantou que mais de 60% dos consumidores brasileiros experimentam produtos com um design atrativo no ponto de venda, mesmo sem conhecer a marca.

Na maioria dos casos, o ponto de venda é o primeiro contato do consumidor com a marca. Dessa forma, o impacto visual é de grande importância para despertar a sua atenção diante de tantos outros produtos similares. Uma pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias mostrou que, com o correto investimento em design de embalagens, 75% das empresas aumentaram as suas vendas.

 

O que os consumidores esperam de uma marca?

Quando estão dispostos a comprar, os consumidores são motivados por quatro aspectos importantes que podem ser explorados no packaging design: praticidade, qualidade, conveniência e beleza das embalagens.

Outra preocupação dos consumidores é se a embalagem é eco-friendly, ou seja, tem baixo impacto ambiental, utilizando materiais recicláveis e com menor tempo de decomposição. De acordo com pesquisa realizada pela Tetra Park, 81% dos brasileiros afirmam que a presença do selo FSC® (Forest Stewardship Council) no produto é de extrema importância e indica que foi usada matéria-prima de fonte renovável.

 

Já sabia da importância do packaging design? Quer entender mais sobre como aplicar as estratégias na sua marca? Entre em contato com a nossa equipe e dê o primeiro passo para se destacar dos seus concorrentes nas gôndolas!

 

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