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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

25
junho
2018
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Como alinhar as estratégias de marketing online e offline

As empresas nunca estiveram tão próximas dos consumidores. Antes, se o cliente tinha alguma reclamação para fazer sobre a marca, só havia a opção de entrar em contato por meio do SAC ou cartas. Parece que isso faz muito tempo, né?

 

Com o surgimento das redes sociais, é possível fazer críticas ou elogios em tempo real, com todas as pessoas tendo acesso liberado para ler. Os números não mentem: 116 milhões de pessoas estão conectadas à internet no Brasil, isso equivale a quase 65% da população. E entre os aparelhos utilizados para isso, os celulares são campeões: 94,6% dos usuários preferem os smartphones a computadores e tablets.

celulares são campeões de aparelhos utilizados para acessar a internet

Quando falamos das redes sociais, os dados surpreendem ainda mais. Até o final de de 2017, o Instagram possuía cerca de 500 milhões de usuários ativos diariamente e o Facebook, mais de 2 bilhões de pessoas acessam a rede por mês.

Pensando nisso, ainda é necessário utilizar marketing offline?

Nem todas as pessoas têm hábito de usar os meios digitais com frequência. Quando se trata de fonte de informação, a televisão ainda é o meio preferido dos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, 63% das pessoas utilizam a TV para saber o que acontece no país e no mundo. A justificativa? A credibilidade que o meio passa.

Toda empresa tem uma identidade. Reforçá-la, impulsioná-la ou até aperfeiçoá-la, é um dos papéis do marketing, revertendo-se em maiores taxas de conversão de leads. Os clientes podem não ser os mesmos, nem os produtos e serviços, mas a empresa é. Independentemente de quais meios decida divulgar ou angariar leads, sendo marketing online ou offline.

O que são leads?

Basicamente são os potenciais consumidores de uma marca, aqueles que já demonstraram interesse em adquirir seu produto ou serviço. Normalmente esse interesse é demonstrado por meio de preenchimento de formulários, assinatura de newsletter. Ou seja: sempre que uma visitante aceita trocar suas informações por algum tipo de conteúdo.

Porém, não há garantias de que esse lead se tornará um cliente. Significa apenas que essa pessoa identificou que tem um problema, está buscando solucioná-lo e considerou usar a sua marca.

Planejamento e pesquisa de público-alvo

O alinhamento entre as estratégias online e offline é essencial para que a marca conquiste credibilidade e força no mercado. Antes de tudo, é necessário traçar um planejamento. Definir quem é o público-alvo e entendê-lo, para estabelecer a comunicação utilizada.

Toda estratégia de comunicação atual não pode desconsiderar os meios tradicionais, nem deixar de lado o advento da era digital. É preciso realizar um trabalho multiplataformas, até mesmo porque há diversos públicos que transitam entre os canais: veem TV, leem blogs, acessam as redes sociais, assistem vídeos no YouTube ou costumam ouvir podcasts…embora com maior ou menor intensidade entre um ou outro. Por isso, os anúncios devem ser feitos para as mais diversas plataformas, aumentando as chances de impactar o público.

Objetivos claros

Você quer aumentar suas vendas? Atrair novos clientes? Ser reconhecido como referência em seu nicho? Popularizar a sua marca? Você quer ter uma marca popular? Você quer ter um produto VIP? Não importa qual é seu propósito, é essencial tê-lo bem claro para colocar em prática seus métodos.

Estratégias transmidiáticas

O termo transmídia, criado por Henry Jenkis, dá nome aos conteúdos feitos de maneira separada, para mídias diferentes, que complementam um ao outro. É como um quebra-cabeças, em que você espalhará cada segmento em um canal de comunicação.

Para deixar mais fácil de entender, vamos ver um exemplo. O biscoito Trakinas apresentou o game Trakinas 3.0 para plataforma virtual. A principal atração do jogo, lançado em forma de episódios a cada 15 dias, mostra o Dr. T (herói) solicitando a ajuda das crianças para salvar a fábrica de Trakinas do maligno Mundrov (vilão).

Game Trakinas 3.0 estratégia transmidiática

Game Trakinas 3.0

Para manter o público conectado à história e aumentar a venda do produto, o jogador apresenta vantagens no jogo ao informar um código liberado na embalagem do biscoito.

A ativação da campanha ocorreu por meio de ações em revistas direcionadas ao público infantil. A estratégia mostra resultados positivos para a marca, em comparação aos concorrentes.

Quando se emprega a transmídia na publicidade, o importante é oferecer um conteúdo relevante para o consumidor. O fabricante de molho de tomate pode criar uma página na web de vídeos com receitas ou uma agência de comunicação pode fazer um webinar, que nada mais é do que um seminário online sobre um assunto específico.

Linguagem adaptada

É necessário respeitar o tipo de linguagem de cada meio, seja online ou offline. Nas redes sociais, por exemplo, a linguagem deve ser mais descontraída, leve e informal. Se a sua marca permitir, o uso de memes e gírias faz a diferença na hora de atrair o público! Já nas mídias tradicionais, esse tipo de linguagem é menos comum, mas ainda é possível adotar um discurso de fácil entendimento.

Análise dos resultados

Depois de colocar em prática todas as estratégias, é preciso mensurar os dados. Verifique se os cliques, os picos de acesso e as curtidas nas páginas das redes sociais aumentaram após a campanha na TV. Compare a evolução da sua campanha institucional da marca com o engajamento das redes sociais.

Se os resultados não forem positivos, reveja as estratégias. O que sua marca deve entender, é que online e offline funcionam como via de mão dupla e um apoia o outro. Uma boa estratégia precisa aliar o marketing online e o offline para garantir o melhor contato com os potenciais clientes, que existem nos dois ambientes.

Se você não tem experiência na comunicação com o consumidor, não adiantará em nada planejar e traçar objetivos. Conte com a ajuda de uma agência de marketing para alcançar a audiência e o engajamento certo para a sua marca. Desta forma, você ficará mais seguro ao atualizar o conteúdo e realizar novas divulgações.

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