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Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

15
janeiro
2020
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Branding: entenda como a estratégia pode ajudar a sua marca

Para que uma marca adquira personalidade e consiga se conectar com seus clientes, é preciso que ela desenvolva símbolos que transmitam seu significado. Tudo isso é feito por meio do branding.

 

Pense na situação: você está em outra cidade e na estrada vê um grande M em tom amarelo. Apesar de estar em local que pode não ser tão familiar para você, instantaneamente vem à cabeça uma rede mundial de restaurantes de fast food.

Aquele símbolo carrega em si tudo o que a empresa remete e nem é preciso estar tão evidente, com a visibilidade do nome, por exemplo, para que seja feito esse reconhecimento. Você vê o símbolo e já sabe que ali vai encontrar determinados tipos de serviços e não outros. Você também irá resgatar todas as lembranças, sensações e as implicações que a marca oferece a você.

Isso demonstra que, quando há um trabalho de branding, a marca ganha personalidade, forma e posicionamento. Os motivos passam a compor todo o material comunicacional, que se constitui para algo maior do que o que está visível, abrangendo também os valores, os discursos e as ações de marketing da organização.

 

O que é branding?

Como vimos acima, o branding é capaz de despertar sensações e criar conexões inconscientes com o seu consumidor. Para isso, os profissionais da área elaboram um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valor de marca. Dessa forma, é possível transmitir as histórias, memórias e expectativas atreladas à ela,  para que haja identificação com o consumidor.

 

Por que ele é importante?

Com a diversidade de marcas e a competitividade ocasionadas pela globalização, é fundamental mostrar que a sua empresa não é mais uma no meio de tantas outras. E qual a melhor maneira de fazer isso? Mostrando que ela possui uma personalidade, um propósito e uma razão de existir que ultrapassem a venda.

Uma pesquisa, feita pela Ana Couto Branding, demonstrou que, quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com seu consumidor, ele pode mudar a sua percepção sobre o preço. Cerca de 67% dos entrevistados disseram estar dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e, até mesmo, pagar a mais por isso. Isso tudo porque enxergam um valor da marca com o qual também se identificam.

 

 

Como é feito o branding?

O processo de conceber uma personalidade à marca envolve toda a sua concepção, com a criação de slogans, símbolos e logotipos, até as ações de marketing. O trabalho de branding visa tornar a marca mais conhecida e mais atrativa, como forma de despertar o interesse de novos consumidores e reforçar o valor para quem já a conhece. O objetivo é não só conquistar a mente, mas também o “coração”.

 

  • Construção de identidade:
    Logotipo | Slogan | Identidade visual

 

  • Construção de personalidade:
    Tom de voz | Canais | Conteúdos

 

Com a construção de uma personalidade, o consumidor pode se associar mais facilmente à empresa, já que possui valores semelhantes a ela. Pode ser que em determinados nichos a imagem não seja tão bem estabelecida por questões ideológicas. Porém, o que mais importa é que, se as suas motivações forem claras, poderá atrair as pessoas que se identificam com os seus serviços e com o que você acredita. É isso o que de fato configura um bom branding.

 

Gostou de saber mais sobre o branding? Qual das estratégias mais funcionou para sua marca? Compartilhe nos comentários e entre em contato para conversar sobre novas estratégias!

 

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