Pense na situação: você está em outra cidade e na estrada vê um grande M em tom amarelo. Apesar de estar em local que pode não ser tão familiar para você, instantaneamente vem à cabeça uma rede mundial de restaurantes de fast food.
Aquele símbolo carrega em si tudo o que a empresa remete e nem é preciso estar tão evidente, com a visibilidade do nome, por exemplo, para que seja feito esse reconhecimento. Você vê o símbolo e já sabe que ali vai encontrar determinados tipos de serviços e não outros. Você também irá resgatar todas as lembranças, sensações e as implicações que a marca oferece a você.
Isso demonstra que, quando há um trabalho de branding, a marca ganha personalidade, forma e posicionamento. Os motivos passam a compor todo o material comunicacional, que se constitui para algo maior do que o que está visível, abrangendo também os valores, os discursos e as ações de marketing da organização.
Como vimos acima, o branding é capaz de despertar sensações e criar conexões inconscientes com o seu consumidor. Para isso, os profissionais da área elaboram um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valor de marca. Dessa forma, é possível transmitir as histórias, memórias e expectativas atreladas à ela, para que haja identificação com o consumidor.
Com a diversidade de marcas e a competitividade ocasionadas pela globalização, é fundamental mostrar que a sua empresa não é mais uma no meio de tantas outras. E qual a melhor maneira de fazer isso? Mostrando que ela possui uma personalidade, um propósito e uma razão de existir que ultrapassem a venda.
Uma pesquisa, feita pela Ana Couto Branding, demonstrou que, quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com seu consumidor, ele pode mudar a sua percepção sobre o preço. Cerca de 67% dos entrevistados disseram estar dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e, até mesmo, pagar a mais por isso. Isso tudo porque enxergam um valor da marca com o qual também se identificam.
O processo de conceber uma personalidade à marca envolve toda a sua concepção, com a criação de slogans, símbolos e logotipos, até as ações de marketing. O trabalho de branding visa tornar a marca mais conhecida e mais atrativa, como forma de despertar o interesse de novos consumidores e reforçar o valor para quem já a conhece. O objetivo é não só conquistar a mente, mas também o “coração”.
Com a construção de uma personalidade, o consumidor pode se associar mais facilmente à empresa, já que possui valores semelhantes a ela. Pode ser que em determinados nichos a imagem não seja tão bem estabelecida por questões ideológicas. Porém, o que mais importa é que, se as suas motivações forem claras, poderá atrair as pessoas que se identificam com os seus serviços e com o que você acredita. É isso o que de fato configura um bom branding.
Prefeito Ângelo Lopes, 1705 – Hugo Lange. Curitiba.
(41) 3209.9935
agencia@visuality.com.br
+55 41 3209.9935 / +55 41 99683-1730
Rua Prefeito Ângelo Ferrário Lopes, 1705 Alto da XV CEP 80045.330 | Curitiba - PR
gelson@visuality.com.br
Comentários