Home » marketing digital » Algoritmo do Instagram: entenda agora como ele funciona

Blog Visuality - Agência Visuality Comunicação

29
julho
2020
Sem comentários.

Algoritmo do Instagram: entenda agora como ele funciona

O recurso ajuda a personalizar a experiência e a entregar os conteúdos mais relevantes a cada usuário. Saiba agora quais critérios o algoritmo do Instagram segue para entregar as melhores publicações para você!

 

Abrir o Instagram e ver as publicações, tanto no feed quanto nos stories, de amigos e marcas já se tornou um hábito comum. Não é à toa que a rede social possui mais de 800 milhões de usuários ativos e se tornou uma das principais do mundo. No Brasil, dados da Social Media Trends 2018 comprovam isto, ao evidenciar que é a segunda rede social mais usada por empresas e usuários. 

Grande parte de sua popularidade se deve ao formato. Em 2010, a rede ganhou notoriedade por privilegiar o compartilhamento de fotos e vídeos. Ao longo destes 10 anos, o Instagram adaptou recursos, acrescentou outros, mas não abriu mão do conteúdo. Para dar cada vez mais destaque a ele, adotou critérios para a personalização, por meio da inserção de algoritmos. Vamos entender melhor o seu funcionamento? 

 

O que é o algoritmo do Instagram?

Quem usou a rede social no seu início, deve se lembrar que ela funcionava cronologicamente. As publicações eram exibidas de acordo com a ordem de postagem, privilegiando, assim, as mais recentes. Em 2016, o Instagram resolveu adotar um algoritmo, para que os posts mais relevantes a cada usuário aparecessem no feed. 

Apesar de ter gerado controvérsias no começo, os algoritmos foram reconhecidos por proporcionar melhora na experiência dos usuários. Com a mudança, eles passaram a ver 90% das postagens dos seus amigos no feed, em comparação aos 50% antes do recurso ser introduzido. 

 

Quais são os critérios adotados pelo algoritmo do Instagram?

O Instagram utiliza alguns critérios para determinar se uma postagem será exibida no feed, considerando o grau de relevância para o usuário. 

 

1. Temporalidade

Falamos acima que, desde 2016, o Instagram abandonou a ordem cronológica das postagens, entretanto, isso não quer dizer que o tempo não é importante para a rede. As postagens aparecem em uma lógica temporal, considerando que os usuários querem ver conteúdos recentes sempre que acessam o aplicativo. 

 

2. Tipo de conteúdo

Se você vê um conteúdo e curte, comenta, salva ou envia para seus amigos, o algoritmo entende que aquele tema te interessa e passa a dar preferência por ele no seu feed. O mesmo vale para a situação contrária. Caso você passe batido pelas publicações em formato de vídeo, por exemplo, a rede social entende que aquele não é o formato que você mais gosta e passa a entregar menos vídeos no seu feed. 

 

3. Engajamento

As ações ativas contam muito no Instagram. Quanto mais interações uma publicação tiver, mais chance de ser exibido aos outros usuários. Isso ocorre porque o algoritmo pressupõe que o post tem mais qualidade e potencial de engajamento. Cada interação, contudo, possui diferente peso. As curtidas costumam ter menor valor, enquanto a opção salvar tem a maior.  

Outra questão que conta é a velocidade de crescimento do engajamento. Dessa forma, os 30 primeiros minutos de publicação são fundamentais. Quanto mais rápido ele se difunde, mais é favorecido pelo algoritmo. 

 

4. Relacionamento

Certamente você já percebeu que as publicações, bem como os stories, de amigos mais próximos e das suas marcas preferidas aparecem por primeiro. Isso porque o algoritmo prioriza as publicações de perfis que você interage mais, seja por meio de comentários, buscas no aplicativo e compartilhamentos com outros usuários. 

 

5. Perfis seguidos

Um fator importante considerado pelo Instagram é a quantidade de perfis que você segue. Quem segue menos, terá oportunidade de ver a maioria das publicações em seu feed. Já quem segue muitos, terá o conteúdo filtrado a partir da ordem de relevância. 

 

Conteúdo relacionado:

 

Como se dar bem com o algoritmo do Instagram?

Acima, listamos cinco critérios que o Instagram utiliza para dar um peso maior ou menor a uma publicação. Mas de que forma a sua marca pode se beneficiar com o algoritmo? Confira as dicas:

 

1. Saiba quais são os melhores horários para publicar 

Falamos que o Instagram dá preferência para postagens que engajam de forma mais rápida. Por isso, antes de postar algo, é fundamental saber os horários que os seus seguidores mais acessam o aplicativo. Dessa forma, o algoritmo irá interpretar positivamente o seu conteúdo e o entregará a mais pessoas. 

Nesta análise, é importante considerar também o tipo de conteúdo. Um vídeo pode ter uma performance melhor à noite, enquanto um infográfico responde melhor ao período da tarde, por exemplo. Para saber exatamente quando postar, você deve acessar as informações sobre os dias e as horas em que seus seguidores estão mais ativos, diretamente do seu perfil empresarial.

 

2. Faça conteúdos relevantes

Não adianta descobrir os melhores horários para postar, se a sua publicação não é relevante para a sua audiência. Invista em um bom conteúdo visual, enfoque do Instagram desde a sua criação, sem esquecer de ter um conteúdo escrito que prenda a atenção. 

Você deve oferecer um conteúdo de qualidade e que seja compartilhável. Por isso, evite falar somente sobre a sua marca e tente, de fato, se conectar com o seu público. Quais assuntos eles mais gostam? Quais são seus problemas mais frequentes? De que forma sua empresa pode ajudar a contornar essas questões? 

 

3. Desenvolva um relacionamento com seus seguidores

O relacionamento é um dos fatores mais considerados pelo algoritmo. Para conseguir isso com seus seguidores, contudo, não basta postar qualquer coisa. É importante entender as preferências deles, oferecer conteúdo de qualidade e ter uma constância nas publicações. Outra forma de conseguir isso é incentivar a sua audiência a falar com o seu perfil por DM. 

 

Agora que você viu o quanto entender o algoritmo é importante para a sua empresa, não deixe de adequar às suas estratégias de marketing digital. Entre em contato com a nossa equipe e comece agora a montar a sua! 

 

Visuality Comunicação

Prefeito Ângelo Lopes, 1705 – Hugo Lange. Curitiba.

(41) 3209.9935

agencia@visuality.com.br


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!